terça-feira, 31 de outubro de 2017

A bruxa de Évora

A BRUXA DE ÉVORA
( Do Livro a Bruxa de Èvora )

Conta o livro, a “Bruxa de Évora”
da maldade assustadora que a
fada e demônio de sangue azul,
enfeitiçou toda uma nação.

Era temida por todos.
A noite adentrava nos lares,
disfarçada de amante
enganava várias donzelas.

Guardava em seu rico caderno
receitas de cruéis poções
e orações demoníacas.
Era sábia e poderosa,
usava um forte amuleto.

Tinha preferência por freiras
fazia escarcéu nos conventos
voava em seu bode preto
dançava nas ruas, fazia estrago
nas festas profanas.

Famoso príncipe Amon 
seu aliado mais poderoso
transformado em Baalzebul
entre outros tantos demônios.

Após a sua morte,
seu livro foi enterrado
lá pelas margens do Tejo.

Diz a lenda matinta-pereira,
que marujos viram navegando
entre as procelas do mar,
furiosa serpente, era a Bruxa de Évora, 
seguindo a armada portuguesa
que buscava o Pau Brasil.

Apareceu em aldeias brasileiras,
terra da Caapora, aliou-se ao 
Saci Prerê, surge depois
como orixá de inclinações maléficas
cultuada nos ritos de magia negra,
originando a feitiçaria, nas 
diversas regiões do Brasil.


dinapoetisadapaz


6 comentários:

  1. Belíssima partilha querida amiga ,muitos beijinhos no coração felicidades

    ResponderExcluir
  2. Fantástico maravilhoso!! Amei

    Beijo e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amiga! Hoje vim agradece sua visita, dizer que amei o comentário. Amo suas visitas e vir aqui apreciar suas maravilhosas postagens. Hoje voltei a trabalhar a licença proêmio acabou e agora é esperar as férias. Ou se antes das férias marcar a cirurgia. Alguns amigos e amigas me perguntam, “Por que ainda na ativa como professora?” Quando fui admitida no concurso já estava quase me aposentando da rede municipal. Dessa forma, ainda não tenho tempo de contribuição. Me aposentarei daqui a cinco anos! Haja tempo para a idade que estou. Mas só agradeço a Deus por tudo, e amo o que faço.
    Quanto as minhas visitas farei de tudo para sempre retribuir com todo carinho.
    Deus é nosso Pai e sabe o tempo certo para tudo na nossa vida.
    Lhe desejo uma noite de paz e um amanhecer feliz, com muita saúde. Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  4. Excelente,Diná! Só agora vi esse post magnífico.

    Uma lenda que eu desconhecia.

    Beijos sabor carinho,obrigada pela visita
    Uma noite de quarta_feira de paz profunda

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  5. Confesso, que não conhecia a lenda... pelo que adorei descobri-la por aqui... nesta belíssima inspiração!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Nem sempre um poema, prosa ou qualquer escrito agrada ao leitor, mas; se acaso minha singeleza tocar seu coração, deixe suas impressões, meu bloguinho agradece..
Sua visita será bem vinda e a minha gratidão será explícita.
Lendo, comente e deixe sua marquinha para que eu possa também visitar o seu espaço.
Deixe seus rastros de Luz e seja muito bem vinda (o)

Beijos de luz.
Diná

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...